Blog da Nuvme

Grupo RS conquista segurança e qualidade em ambiente integrado

Postado em 29/01/20 por nuvme

A solução de hospedagem de aplicações de Gestão Empresarial | ERP e Gestão de Pessoas da Senior que a empresa utilizava não satisfazia suas necessidades, gerando um cenário de dificuldades. Em busca de um parceiro que pudesse oferecer uma arquitetura de TI confiável e segura, o Grupo RS encontrou na Nuvme uma empresa capaz de estruturar um ambiente estável, escalável e altamente disponível – e a decisão de migrar sua infraestrutura para a AWS fez toda a diferença no futuro da companhia.

 

Desafio

 

Diante de soluções tão diversificadas e da variedade de clientes espalhados pelos estados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a necessidade de uma arquitetura de TI capaz de manter as informações organizadas de maneira segura e confiável foi crescendo cada vez mais. Além de uma obrigação, era uma questão de manter e evoluir em eficácia e produtividade.

 

O servidor era local, com mais de 100 usuários habituados a trabalhar com um ambiente on-premises e era fundamental que a transição para arquitetura cloud fluísse como uma continuidade da estrutura já existente, sem gerar impactos aos usuários.

 

A empresa precisava ter seus arquivos em nuvem, mas também on-premises, e toda migração deveria acontecer de forma transparente para os usuários.

 

Nas filiais, ninguém poderia sofrer por estarem rodando em nuvem, a matriz não poderia ser impactada por problemas de internet e os custos mensais precisavam respeitar os valores previamente orçados.

 

 

Solução

 

Utilizando a arquitetura de uma solução de Terminal Services com balanceamento de carga e Active Directory integramos os ambientes da matriz e das filiais por meio do serviço de VPN da VPC da AWS, compondo uma “farm” AWS EC2 Windows híbrida.

 

Outra solução foi o serviço RDS Oracle, ambiente idêntico para produção também criado para homologação, podendo ser iniciado e pausado de acordo com as necessidades.

 

Para completar, foi utilizado também a automatização dos processos de start e stop, afim de redução de custos, possibilitando backups diários de todo o ambiente, evitando desta forma qualquer reflexo nos valores orçados.

 

Realizada em maio de 2016, a migração para a nuvem levou apenas um mês para ser concluída. Desde então e até o momento, a Nuvme é a empresa responsável pela sustentação e otimização do ambiente AWS no Grupo RS, entregando alta qualidade nos serviços percebidos pelo cliente.

 

O armazenamento das informações hoje é integralmente remoto baseado no conjunto de serviços da Amazon Web Services, reconhecido como o maior e mais seguro do planeta. Isto libertou a empresa da insegurança, quando tudo ficava em um servidor local dentro do prestador de serviços, dependendo de nobreak e refrigeração.

 

O custo mensal reduziu 50% – literalmente pela metade em relação à solução anterior.

Todo o ganho em qualidade no trabalho é consequência da solução que a Nuvme oferece ao Grupo RS. Ao migrar toda a infraestrutura de TI para a AWS, o Grupo RS ganhou agilidade, mobilidade no acesso, segurança, além de estar conectado a uma tecnologia de ponta.

 

“Muito mais que oferecer uma infra na nuvem, o atendimento faz toda a diferença para que se possa garantir que o bom resultado seja efetivamente completo. O atendimento da Nuvme é muito bom. Imediato e personalizado. Sempre que a gente precisa tem alguém para dar assistência. A proximidade entre cliente e fornecedor, a flexibilidade que a nuvem permite e a rapidez na execução das tarefas diárias são essenciais.”

 

 

Sobre a Nuvme

A Nuvme atua na necessidade que as empresas têm em relação a mais velocidade, segurança, eficiência e – por que não? – redução de custos em sua infraestrutura de TI, contribuindo com a sua jornada para a nuvem. Como Canal Parceiro de Consultoria Certificado Select da AWS, oferecemos soluções confiáveis e seguras, proporcionando mais agilidade e mobilidade para clientes de diferentes portes e segmentos.

Nuvme