Blog da Nuvme

Com migração para a nuvem, Semex do Brasil conquista um sistema confiável, escalável e de alta disponibilidade, eliminando falhas e retrabalho

Postado em 29/01/20 por nuvme

Atuando no mercado brasileiro desde 1995 como distribuidora exclusiva da canadense Semex Alliance, a Semex do Brasil Comércio Importação e Exportação Ltda iniciou suas atividades na cidade se Jundiaí/SP e transferiu sua sede administrativa para a cidade de Blumenau/SC em 2008. Especializada na comercialização de genética bovina, a empresa preza pela excelência e inovação e no fortalecimento de soluções ao mercado, oferecendo sêmen de touros que contribuam com o melhoramento genético do rebanho, sempre respeitando a filosofia da seleção com foco em fertilidade e longevidade dos rebanhos globais. Seu material é reconhecido por especialistas como uma das melhores e mais confiáveis genéticas de raças leiteiras e de corte especializadas do mundo.   Com mais de 90 representantes distribuídos do norte ao sul do Brasil, a Semex conta com profissionais capacitados que oferecem consultoria técnica diferenciada em manejo, nutrição e genética.

Nove vezes vencedora do Troféu Agroleite de melhor empresa da categoria de Genética do Brasil, a Semex qualifica sua equipe com treinamentos periódicos, inclusive com processos de reciclagem no Canadá, para que os clientes tenham alternativas assertivas, resultando em negócios mais rentáveis e sustentáveis.

Com 45 colaboradores e mais de 90 representantes espalhados pelo país, a Semex enfrentava um cenário de perda de produtividade, falta de redundância dos servidores, desperdício de recursos e processos fragmentados. Foi então que encontrou na Nuvme e nos serviços da AWS uma solução integrada e segura que trouxe agilidade aos processos da companhia, segurança, e confiabilidade aos serviços disponibilizados pela infraestrutura de TI.

 

O desafio

Com uma série de demandas internas, a Semex precisava unificar processos para ganhar produtividade na sua gestão empresarial. Havia desperdício de recursos, indisponibilidade de serviços devido a servidores obsoletos, falta de redundância e o processo de backup era suscetível a falhas, impossibilitando a continuidade do negócio da companhia e ocupando os profissionais com retrabalhos e preocupações que invadiam suas tarefas diárias, fazendo-os perder produtividade.

 

A solução

Com a Nuvme, a Semex fez a migração completa para a nuvem das suas soluções de ERP da Senior S.A. com banco de dados Microsoft SQL Server, hospedagem de site e e-mails, além de backup completo do ambiente para a nuvem. Durante o projeto, o banco de dados Microsoft SQLServer foi convertido para Oracle. O ERP Sapiens da Senior S.A., antes instalado on-premises, foi completamente migrado para cloud.

A arquitetura implementada na Semex é baseada na solução de Terminal Services com balanceamento de carga, active directory integrado ao ambiente on-premises (local). Para facilitar a comunicação, integração e troca de informações, uma VPN utilizando a VPC da AWS foi estabelecida entre a matriz e a AWS. Por esta VPN trafegam as informações do Active Directory da Microsoft, permitindo aos usuários locais utilizarem suas informações de autenticação na nuvem. Isto também facilitou a impressão remota, pois os relatórios gerados nos servidores que estão na nuvem, precisam ser impressos localmente.

O backup dos arquivos locais foi enviado para a AWS através do serviço Snow Ball, já que na ocasião o link disponível não permitiria o envio de um volume elevado de dados para a nuvem, além disto, o serviço RDS Oracle possibilitou um melhor gerenciamento, redução de custos e melhoria de performance do banco de dados utilizado pelo ERP da Senior S.A..

“Durante os dois primeiros dias após a migração, tivemos alguns contratempos internos, mas todos foram solucionados em tempo hábil e a empresa não parou de trabalhar devido aos imprevistos”, conta Anderson Schmitt, analista de TI, da Semex.

Com planos para ampliar sua capacidade de processamento e armazenamento, a Semex visa como próximo passo agregar todos os domínios das empresas parceiras na solução de hospedagem do site. “E sabemos que podemos contar com a solução da AWS e com o apoio da Nuvme para que nosso crescimento seja sempre ascendente”, assegura Schmitt.

De acordo com o executivo, após a migração, a Semex ganhou em agilidade no processo, segurança e confiabilidade aos serviços disponibilizados pela infraestrutura de TI.

 

 

 

 

 

“A Nuvme tem conhecimento das diferentes soluções de serviço que presta. Desde ERP, Banco de Dados, plataforma Windows e, é claro, plataforma AWS. AWS e Nuvme conseguem entregar um sistema confiável, escalável e de alta disponibilidade para o nosso negócio.”

 

Sobre a Nuvme

A Nuvme atua na necessidade que as empresas têm em relação a mais velocidade, segurança, eficiência e – por que não? – redução de custos em sua infraestrutura de TI, contribuindo com a sua jornada para a nuvem. Como Canal Parceiro de Consultoria Certificado Select da AWS, oferecemos soluções confiáveis e seguras, proporcionando mais agilidade e mobilidade para clientes de diferentes portes e segmentos.

 

Nuvme