(47) 3380-4186  |    contato@nuvme.com.br  |  

Instâncias spot da AWS

Instâncias spot da AWS - Nuvme
O que são e que benefícios elas técnicos e de negócios elas podem oferecer à sua empresa.

A instância spot da AWS é uma opção de compra que permite que um cliente compre a capacidade não utilizada do computador Amazon EC2 a uma taxa altamente reduzida.  

Instâncias spot fornecem à Amazon uma maneira flexível de vender capacidade extra . As instâncias são adquiridas através de um processo de licitação em que o cliente especifica um preço por hora que ele está disposto a pagar.

Quando uma instância do EC2 se torna disponível a esse preço, a instância do cliente é executada. A instância é cortada quando o preço Spot aumenta e excede o lance do cliente. Enquanto ele não cancela seu lance, a instância é reativada sempre que o preço cair novamente. As instâncias também podem ser encerradas quando o preço da oferta do cliente for igual ao preço de mercado. Isso pode acontecer quando a demanda por capacidade aumenta ou quando a oferta flutua.

De acordo com a Amazon, os preços das instâncias spot são 75% inferiores aos preços On Demand.

Sobre isso vamos refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para entender o que são, para que servem e que benefícios você pode obter com instâncias spot da AWS!

Na prática, o que são instâncias spot da AWS?

As instâncias spot são idênticas a uma instância normal do EC2, exceto por duas coisas. Primeiro, as instâncias spot usam um modelo de faturamento diferente de uma instância regular do EC2. A outra diferença é que as instâncias spot estão sujeitas a interrupção. Portanto, você não deve usar instâncias spot para executar cargas de trabalho críticas. Elas são mais úteis para cargas de trabalho de desenvolvimento/teste ou para adicionar mais poder de computação a projetos de análise de dados em larga escala.

Naturalmente, isso levanta a questão de por que instâncias pontuais são propensas a interrupções. Para responder a essa pergunta, é necessário entender um pouco mais sobre o que são as instâncias spot e como funciona seu modelo de faturamento.

A chave para entender as instâncias spot é observar a maneira como os provedores de serviços na nuvem, como o Amazon Web Services (AWS), operam. Os provedores de serviços de nuvem investem em recursos de hardware e depois liberam esses recursos (geralmente por hora) para os assinantes. Um dos problemas com este modelo de negócio, no entanto, é que a qualquer momento, é provável que haja recursos computacionais que não estejam sendo utilizados. Esses recursos representam a capacidade de hardware pela qual a AWS pagou, mas estão ociosos e não estão fazendo dinheiro para a AWS no momento.

Em vez de permitir que esses recursos de computação sejam desperdiçados, a AWS os oferece a uma taxa substancialmente reduzida, com o entendimento de que se alguém precisar desses recursos para executar uma instância normal do EC2, essa instância terá prioridade sobre as instâncias spot que estão usando os recursos de hardware a uma taxa de desconto.

Para que servem as instâncias Spot da AWS?

Um uso comum para as instâncias spot da AWS é a computação de alto desempenho, na qual as empresas que realizam análises financeiras ou científicas, por exemplo, geram centenas ou milhares de máquinas por um curto período de tempo.

Na prática, você pode usar instâncias spot para vários aplicativos tolerantes a falhas e flexíveis. Os exemplos incluem servidores da Web, back-ends de API, integração contínua, desenvolvimento contínuo e processamento de dados do Hadoop.

Cargas de trabalho que salvam dados constantemente em armazenamento persistente — incluindo Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), Amazon Elastic Block Store (Amazon EBS), Amazon Elastic File System (Amazon EFS), Amazon DynamoDB ou Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) — podem trabalhar efetivamente com instâncias spot.

Você também pode aproveitar as instâncias spot da AWS para executar e dimensionar aplicativos como serviços da web, renderização de imagens, análises de Big Data e cálculos massivamente paralelos. Instâncias spot são normalmente usadas para suplementar instâncias sob demanda, quando apropriado, e não são destinadas a lidar com 100% de sua carga de trabalho.

No entanto, você pode usar todas as instâncias spot para qualquer aplicativo sem estado e sem produção, como servidores de desenvolvimento e teste, em que o tempo de inatividade ocasional é aceitável.

Que tipo de empresa pode se beneficiar das instâncias Spot da AWS?

Todas as empresas que usam a AWS podem e devem aproveitar o mercado à vista, uma vez que as ajudam a obter mais eficiência, além de reduzir os custos do EC2. Elas oferecem a oportunidade de reduzir significativamente os custos de computação, acelerar o processamento paralelo e mudar fundamentalmente a economia do processamento de alto rendimento.

Como as empresas oferecem lance em instâncias spot?

O processo de lance de instâncias spot começa quando os usuários criam uma solicitação. De acordo com a AWS, o preço do lance é definido pelo preço máximo que os usuários estão dispostos a pagar por hora, por instância. Inclui também outras restrições, como o tipo de instância e a zona de disponibilidade.

Conforme descrito pela AWS, se o preço do lance for maior que o preço spot atual para a instância especificada e ela estiver disponível, a solicitação será atendida imediatamente. Caso contrário, a solicitação será atendida sempre que o preço à vista cair abaixo do preço do lance ou quando a instância especificada se tornar disponível.

Os usuários têm estratégias diferentes quando se trata de fazer lances em instâncias pontuais. Alguns oferecem um preço menor do que o preço sob demanda, enquanto outros podem oferecer um lance mais alto (para ganhar mais disponibilidade).

Conclusão

O mercado de computadores em todo o mundo está se dirigindo cada vez mais em direção aos preços “impulsionados pelo mercado”, com empresas de serviços de infraestrutura em nuvem (como é o caso da AWS) aumentando suas capacidades em aproximadamente 50% ao ano.

Enquanto a demanda por computação cresceu, ainda há mais oferta do que demanda. Isso forçou os provedores de nuvem a incentivarem seus clientes a comprar capacidade não utilizada ou sofrer perdas. Por outro lado, empresas e startups continuarão buscando soluções com otimização de custos que possam usar para expandir e escalar suas implantações de computação em nuvem.

É nesse movimento que as instâncias spot da AWS são bastante úteis. Como você viu até aqui, com elas, é possível obter redução de custos e potencializar capacidades de maneira bastante prática.

Um conselho: busque uma empresa especializada em soluções e serviços AWS para ajudá-lo a criar uma estratégia de computação em nuvem que contemple a aquisição de instâncias spot. Você já sabe, pode contar com a Nuvme sempre!

Deixe um Comentário