(47) 3380-4186  |    contato@nuvme.com.br  |  

Como instâncias spot ajudam a economizar dinheiro na AWS?

Reduzir custos com instâncias spot - Nuvme

A instância spot da AWS é uma opção de compra que permite que um cliente compre a capacidade não utilizada do computador Amazon EC2 a uma taxa altamente reduzida.

Instâncias spot fornecem à Amazon uma maneira flexível de vender capacidade extra . As instâncias são adquiridas através de um processo de licitação em que o cliente especifica um preço por hora que ele está disposto a pagar.

Continue lendo para entender como você pode economizar dinheiro na AWS com instâncias spot!

Por que é importante ter uma estratégia para economizar dinheiro na AWS?

Um dos grandes trunfos das soluções e dos serviços de computação em nuvem é a redução de custos que essa tecnologia oferece. Além de não precisar mais se preocupar com adquirir, configurar, manter e atualizar uma infraestrutura interna, a nuvem oferece escalabilidade, mobilidade e poder tecnológico. Para isso, basta contratar capacidades da Amazon Web Services, por exemplo. Tudo é operado e mantido pelo provedor.

Mesmo depois da contratação de algum serviço da AWS, é importante que o time de TI trabalhe para manter os gastos sob controle. E é aí que as instâncias spot podem ajudar no esforço de economizar dinheiro.

Muitos clientes da AWS já vêm utilizando o serviço Auto Scaling para manterem suas aplicações totalmente elásticas e consequentemente reduzirem os custos. No entanto é possível reduzir ainda mais esses custos pois a AWS te possibilita pagar instâncias EC2 de diferentes maneiras.

O padrão de escalabilidade mais comum é o seguinte: aquelas instâncias que precisam ficar executando 24/7 e que são a base do seu workload, são as instâncias reservadas, para que você tenha um desconto na hora de uso e pague mais barato. Somente em eventos de picos, o Auto Scaling irá então subir instâncias sob demanda, que provavelmente irão rodar por algumas horas e você irá pagar somente por esse período em que elas permaneceram ligadas.

Para melhorar ainda mais isso, antes do Auto Scaling criar instâncias EC2 sob demanda, vamos utilizar um outro tipo de instâncias EC2, que podem ser até 90% mais baratas que as sob demanda: as instâncias Spot. Desta maneira, no momento de escalar, você sempre tentará lançar instâncias mais baratas, e somente em caso desta ação falhar, as instâncias sob demanda serão criadas.

Que tipo de empresa pode se beneficiar das instâncias Spot da AWS?

A boa notícia é que todas as empresas que usam a AWS podem e devem aproveitar instâncias spot, uma vez que elas ajudam a obter mais eficiência, além de reduzir os custos do EC2.

As instâncias spost da AWS oferecem a oportunidade de reduzir significativamente os custos de computação, acelerar o processamento paralelo e mudar fundamentalmente a economia do processamento de alto rendimento.

Por que instâncias spot reduzem custos na AWS?

Ao contrário das instâncias sob demanda, que possuem um preço fixo por hora, o preço das instâncias spot oscila com base na oferta e na demanda por capacidade disponível do EC2.

Isso significa que sua instância spot vais ser executada enquanto a sua sugestão de preço não exceder o valor spot de mercado. E ela vai continuar em execução até que você decida finalizá-la ou até que o preço de mercado exceda a sua sugestão de valor.

O preço de mercado spot é cobrado (não a sua sugestão) enquanto a instância spot permanecer em execução. Se a sua instância spot for interrompida porque o preço de mercado excedeu a sua sugestão de preço, você não será cobrado pela hora parcial durante a qual a instância foi executada.

Você está preparado para reduzir custos na AWS com instâncias spot? Faça contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Deixe um Comentário