(47) 3380-4186  |    contato@nuvme.com.br  |  

Backup gerenciado é uma garantia para segurança de seus dados

O volume de informações que geramos atualmente na sociedade chegou a um nível sem precedentes. Uma grande parte disso está dentro das empresas, independentemente do porte ou segmento. São dados financeiros, sobre clientes, funcionários, mercado, produtos, serviços, produção e muitos outros. Agora, imagine perder tudo por conta de uma distração ou uma decisão adiada infinitamente. Trágico, não é mesmo? Por isso, fazer um backup gerenciado tornou-se tão importante e essencial para os negócios, sendo um fator estratégico e questão de sobrevivência.

Explicando de forma simples, o backup é a cópia de segurança de todos os dados gerados pela empresa. As informações são armazenadas em uma outra estrutura e podem ser recuperadas, caso os originais sejam perdidos. É a garantia de que os arquivos estarão sempre disponíveis para os usuários, apesar de incidentes ou alguma falha técnica.

Hoje, não há mais a possibilidade de uma empresa não trabalhar com backup. Vamos pensar em um e-commerce que possui todo um trabalho de big data, coletando um grande volume de dados em relação aos consumidores, como comportamento de compra e preferências. Perder essas informações de uma hora para outra seria péssimo, pois elas estão diretamente ligadas à estratégia da loja, influenciando na relação com o público e na definição de promoções, por exemplo.

A mesma lógica pode ser aplicada em uma indústria. Imaginemos que a área de engenharia de uma empresa decida trabalhar em algo inovador, aperfeiçoando um produto e inserindo funcionalidades inéditas no mercado. Para isso, os profssionais precisam revisitar os antigos projetos, certo? Mas e se, por uma falha, esses arquivos originais se perderam e não há a cópia de segurança? O trabalho ficaria muito mais difícil, talvez inviável.

O backup em nuvem

Por muito tempo, a única solução para fazer o backup era por meio de espaços físicos dentro da empresa ou mesmo alugados, com um data center próprio e toda a estrutura necessária. Porém, com o avanço da tecnologia e a disseminação da computação em nuvem, a possibilidade de armazenamento remoto dessa cópia de segurança tornou-se uma realidade.

Existem algumas vantagens de utilizar a nuvem para fazer o backup. Uma delas é a segurança. Espaços físicos dentro da empresa estão sujeitos a uma série de problemas e imprevistos. O prédio pode sofrer com um incêndio ou inundação, roubos e alguns outros riscos. Além disso, dependem muito mais da intervenção humana para funcionar. Já no formato remoto, os dados estão alocados em diferentes data centers externos, aumentando muito mais a proteção.

Mais um benefício proporcionado pelo backup em nuvem é a redução de custos, por dois motivos. Primeiro porque não é necessário investir em infraestrutura própria para fazer o armazenamento das informações. Assim, elimina-se também gastos com manutenção e logística.

Segundo, a empresa pagará apenas pelo que usar e pode aumentar ou diminuir a demanda conforme o necessário, ao contrário do outro modelo, no qual alguns recursos adquiridos podem acabar ficando ociosos, gerando prejuízos.

A facilidade com a qual é possível acessar as informações armazenadas em backup é outra vantagem do modelo baseado em nuvem. Os funcionários não precisam estar na empresa para buscar algum dado, podem fazer isso de qualquer lugar, a qualquer hora. O mesmo não podemos dizer de um servidor interno, por exemplo, que, se for desligado, compromete o trabalho.

Backup gerenciado

Por possuírem equipes de TI e uma estrutura complexa, grandes empresas não sofrem muito para realizarem o backup de seus arquivos. Já nas micro e pequenas empresas, os empreendedores precisam, além de se dedicar à atividade-fim do negócio, cuidar de outras áreas, como o financeiro e o estoque, por exemplo. Com isso, questões como a segurança das informações podem não ganhar tanta atenção quanto deveriam.

Para resolver esse problema, uma solução é contratar um serviço especializado, que ficará responsável por definir as políticas de backup e fazer o gerenciamento diário das operações. Um bom parceiro ainda dará todas as garantias de funcionamento do processo e repassará relatórios frequentes sobre a situação dos trabalhos.

O dono da indústria que citamos anteriormente, por exemplo, terá a garantia de que os projetos não serão perdidos e, ao mesmo tempo, poderá dedicar-se integralmente ao desenvolvimento de novos produtos.

Assim, o empreendedor não precisa se preocupar diretamente com esse setor do negócio e poderá dar mais atenção à atividade-fim, deixando o backup para quem tem experiência e estuda o assunto.

Agora que você entendeu a importância de fazer uma cópia de segurança de suas informações, procure logo uma solução e não corra riscos. A Nuvme está aqui para ajudar você. Converse com a gente!

[cta id=”82″ vid=”0″]

Deixe um Comentário